Taj Mahal - História, características e curiosidades

about image


O Taj Mahal é um suntuoso mausoléu localizado na Índia. A construção foi eleita patrimônio mundial pela Unesco em 1983 e também está na lista de uma das sete maravilhas do mundo moderno, desde 2007.

Atualmente, o Taj Mahal recebe milhões de turistas durante o ano. É, sem dúvida, um dos mais emblemáticos pontos turísticos da Índia.

Localização
O Taj Mahal está localizado na cidade de Agra, Índia, junto ao rio Yamuna. Agra está cerca de três horas da capital, Nova Déli.

História
A história do Taj Mahal tem início em meados do século XVII, quando o imperador mongol Shan Jahan ordenou sua construção para honrar a memória de sua terceira esposa: Aryumand Banu Begam.

Begam era uma princesa persa e a preferida do imperador. Eles se casaram em 1612 e ficaram juntos por 19 anos. Ela morreu ao dar à luz ao 14.° filho do casal.

Sua morte o abalou tanto que Jahan teve a necessidade de homenagear sua bela esposa. Assim, esse luxuoso mausoléu representa uma das maiores provas de amor do mundo.

O Taj Mahal levou cerca de 20 anos para ser construído. A construção teve início em 1631 e foi concluída em 1648. O monumento foi feito em mármore branco e pedras preciosas (jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristal, ouro) e contou com a força de mais de 20 mil homens.

O local ainda apresenta um belo jardim em todo seu entorno. Além disso, foi construído um imenso espelho de água o qual reflete a beleza do mausoléu.

Shah Jahan morreu pouco depois da conclusão do Taj Mahal, em 1666. Ele foi sepultado dentro do mausoléu, ao lado de sua esposa.

Música
A história do Taj Mahal tem inspirado muitos artistas pelo mundo. Um deles é o cantor brasileiro Jorge Ben Jor que lançou a música com o nome do mausoléu, em 1972. Confira abaixo um trecho da canção:

“Foi a mais linda
História de amor
Que me contaram
E agora eu vou contar
Do amor do príncipe
Shah-Jahan pela princesa
Mumtaz Mahal.”

Curiosidades sobre o Taj Mahal
• O nome Taj Mahal significa a “Coroa de Mahal”.
• O imperador passou a chamar sua esposa de “Mumtaz Mahal”, que significa “a joia do palácio”.
• O mausoléu está aberto à visitação todos os dias, exceto às sextas-feiras, momento em que está fechado para orações.
• Na época da construção, Agra era a capital do Império Mongol.
• Com medo de que os construtores do mausoléu construíssem algo parecido, diz a lenda que depois de concluído o imperador pediu para cortar suas mãos e cegar todos eles.
• A ideia do imperador era construir outro mausoléu de mármore preto na frente do Taj Mahal. O intuito era que ele e sua esposa pudessem “se olhar” até a eternidade.
• O mausoléu recebe cerca de 3 milhões de visitantes todos os anos.
• A cúpula do monumento é costurada com fios de ouro.

Fonte: Toda Materia

INGRESSOS PARQUES

COMPRE AQUI

Contatos

Formulário de contato

Fale Conosco

Conte conosco na sua próxima viagem.

BOOK OUR TRAVEL TOURIST

Whatsapp da Click Voando